terça-feira, 13 de novembro de 2012

Projeto: Melhores Leitores do Mundo





A nossa experiência, confirmada por inúmeros estudos nacionais e internacionais, revela-nos que, por volta dos 14/ 15 anos, a grande maioria dos jovens deixa de ler. Mesmo aqueles que precocemente adquiriram hábitos de leitura trocam a companhia dos livros pelas muitas solicitações que a adolescência comporta.
Sabemos que muitos deles, passada essa fase conturbada das múltiplas descobertas, regressam aos livros e voltam a ser leitores, mas sabemos igualmente que muitos mais abandonam, para sempre, a prática da leitura.
Ora, esta fase corresponde ao Secundário e, por isso, cabe também à escola procurar estratégias que contrariem este afastamento e aproximem os alunos dos livros, ajudando-os a redescobrir e desenvolver o prazer da leitura. Considerando que a idade não é propícia a imposições, há que encontrar vias de sedução pelos livros e é nesse sentido que os Clubes de Leitores ganham todo a pertinência, porque respondem a um traço caracterizador da adolescência – o espírito de grupo, com todo o ritual que um clube envolve.
O Plano Nacional de Leitura e a Rede de Bibliotecas Escolares vêm desafiar as escolas a aderir a uma das duas modalidades propostas por este projeto. Com a formulação destas modalidades pretende-se potenciar uma das rubricas já existentes nos Programas de Português, o contrato de leitura.
Mais informações em:


Nenhum comentário:

Postar um comentário