Sugestões de leitura:

 Aqui deixamos mais umas sugestões:

https://padlet.com/befm2012/gsngq87vq1668qqv



 

 
O Eleito, de Sam Bourne -  «A popularidade de Stephen Baker, o recém eleito Presidente dos Estados Unidos, está em alta. Depois de anos conturbados, os Americanos depositam nele toda a sua confiança. Mas há sempre quem represente a exceção, e essa pessoa é Vic Forbes, um homem na posse de informação tão diabólica que poderá destruir o Presidente. Quando Forbes é assassinado, as teorias de conspiração multiplicam-se. Será que foi o próprio Stephen Baker a ordenar a sua morte, ou terá sido obra dos seus opositores, dispostos a tudo para o desacreditar?
A ex-conselheira presidencial Maggie Costello é encarregada de conduzir uma investigação paralela. Na sua busca pela verdade, ela vai deparar-se com o impensável: uma conspiração em grande escala que remonta ao passado e ao próprio nascimento dos Estados Unidos...»
 
 
 
 
«A Turma, de François Bégaudeau, inspira-se no dia a dia tragicómico de um professor de Francês colocado numa escola pública da cidade de Paris. Neste romance escrito encostado à realidade, François Bégaudeau evidencia os problemas de expressão e compreensão nas salas de aula da língua que, na turma, nem todos dominam. E convida-nos a entrar na escola de hoje, problemática e multicultural. A realidade francesa afinal tão próxima da realidade portuguesa, e quem sabe de tantas outras.
Este romance foi adaptado ao cinema num filme realizado por Laurent Cantet, com a participação do próprio autor como ator principal.»

 
 


 
 
Prémio SPA/RTP para a melhor ficção narrativa 2011
Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores
Prémio Literário Fernando Namora/Estoril Sol 2011


 
Uma Viagem à Índia de Gonçalo M. Tavares
 
Excerto
«A singular e provocante Viagem à Índia de Gonçalo M. Tavares não é, contudo, a epopeia desta espécie de terra de ninguém do sentido, em que o Ocidente se converteu, mas a travessia e o confronto, ao mesmo tempo intemerato e burlesco, desse caos, não para descobrir nele uma mítica porta de saída mais ilusória ainda que as já conhecidas, mas para encarar a sério o seu paradoxal enigma. É apenas, num travestimento sem precedentes do texto epopaico (Os Lusíadas, a seu modo também é já texto de decepção, por conta da realidade), uma viagem ao fim do nosso fabuloso presente como glosa interminável da existência como tédio de si mesma. Partindo como Gama de Lisboa, e diferindo o mais que pode e sabe, como Ulisses, não o regresso, mas o “fim” da Viagem, Bloom, o seu tão célebre e literário herói, não contemplará (como a humanidade inteira) a face de Deus ou as pegadas de Deus, que no espelho da Índia imaginava contemplar, mas não volverá o mesmo. Agora sabe o que já pressentia. Que não viajamos para nenhum paraíso. Que todas as viagens são sempre um regresso ao passado de onde nunca saímos.»
                                                                            Eduardo Lourenço, no prefácio ao livro
 
Críticas de imprensa
«Livro absolutamente inolvidável por mais anos que se viva. Ou, de outro modo, um livro para a eternidade.»
                                                                                                                 Miguel Real, JL


«É um livro cheio de fantasmas, fantasmas dos Lusíadas, fantasmas do homem contemporâneo, uma viagem, uma anti-epopeia, e é um livro extraordinário. Estou convencido de que dentro de cem anos ainda haverá teses de doutoramento sobre passagens e fragmentos».
                                                                            Vasco Graça Moura, TVI24

«Trata-se, como sempre em Tavares de um texto inteligente, brilhante mesmo […]»
                                                     Pedro Mexia, Público

zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
 
Desde o interior da ditadura mais repressiva do mundo, desde um país coberto por absoluto isolamento, Dentro do Segredo. Em abril de 2012, José Luís Peixoto foi um espectador privilegiado nas exuberantes comemorações do centenário do nascimento de Kim Il-sung, em Pyongyang, na Coreia do Norte.
Também nessa ocasião, participou na viagem mais extensa e longa que o governo norte-coreano autorizou nos últimos anos, tendo passado por todos os pontos simbólicos do país e do regime, mas também por algumas cidades e lugares que não recebiam visitantes estrangeiros há mais de sessenta anos.
A surpreendente estreia de José Luís Peixoto na literatura de viagens leva-nos através de um olhar inédito e fascinante ao quotidiano da sociedade mais fechada do mundo. Repleto de episódios memoráveis, num tom pessoal que chega a transcender o próprio género, Dentro do Segredo é um relato sobre o outro que, ao mesmo tempo, inevitavelmente, revela muito sobre nós próprios.
 
 ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ
 
Domingo, 4 de julho de 1937, 10h20. Rua Barbosa du Bocage. António de Oliveira Salazar preparava-se para sair da sua viatura oficial, um Buick, frente à casa do seu amigo pessoal Josué Trocado, em cuja capela privativa costumava assistir à missa dominical. De repente, uma enorme explosão atroa os ares e esventra a rua. Fumo, pedras, lajes e placas voam pelos ares. Abre-se uma cratera larga e funda na rua. A perplexidade é total. Ouve-se gritos, gente que foge, pessoas que acorrem a ver o sucedido. Trocado precipita-se para a viatura. Ileso, sacudindo a poeira que o cobrira, o ditador sai da viatura pelo seu próprio pé, olha para os lados e aparentemente indiferente, frio, diz: «Vamos assistir à missa.» Esta é a extraordinária história, quase cinematográfica, do único atentado contra a vida de António de Oliveira Salazar, que o historiador João Madeira nos conta ao longo destas páginas. Reconstituindo factos, segue a investigação policial que imediatamente foi montada com exames, inspeções, denúncias e teses contraditórias e se torna numa verdadeira caça ao homem.
 
                                              ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ
 
Jonathan Lyons é um estudioso da Bíblia e julga ter encontrado uma relíquia inimaginável: uma carta em papiro que pode ter sido escrita pelo próprio Jesus Cristo. Roubada da Biblioteca do Vaticano no século XVI, pensava-se que estava perdida.
Agora, sempre com um pedido de sigilo, consegue confirmar a sua autenticidade junto de vários especialistas. Mas confidencia também a um amigo de família a suspeita de que uma pessoa que em tempos foi da sua confiança queira agora vender o artefacto para fazer muito dinheiro.
Passados poucos dias, Jonathan é encontrado morto no seu estúdio.
                             ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ
 
Fernão Mendes Pinto é o exemplo vivo do aventureiro português do século XVI, que embarcava para o Oriente com o fito de enriquecer. Curioso, inteligente, ardiloso e hábil, capaz de todas as manhas para sobreviver, vai tornar-se num homem dos sete ofícios, sendo embaixador, mercador, médico, mercenário, marinheiro, descobridor e corsário dos sete mares - Roxo, da Arábia, Samatra, China, Japão, Java e Sião - por onde, durante vinte anos, navegou e naufragou, ganhou e perdeu verdadeiros tesouros, fez-se senhor e escravo, amou e foi amado, temido e odiado.
ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ
 
 
Quando Wendy fica a conhecer a terrível verdade sobre si própria - foi trocada à nascença - sente que o mundo à sua volta começa a desabar. A estranha adolescente, de negros cabelos, tenta fugir das evidências, tenta negar o facto de ser uma princesa Troll, dotada de poderes que não domina nem compreende.
Decidida a fugir, consegue escapar à vigilância de Finn, o seu belo, sombrio e inacessível guarda-costas. Mas o que a espera é talvez um destino mais terrível.
 
ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ
 
 

Este livro reúne quatro contos escritos entre 1985 e 2004.
O adjetivo “dispersos” incluído no título indica que foram primeiramente editados em publicações diversas e em diferentes datas, concordando com a ausência de ligação entre as várias narrativas.
Estes Quatro Contos Dispersos apresentam-nos, assim, histórias com enredos bem distintos: os preparativos para a execução de um homem; um encontro insólito durante uma viagem de comboio; as deambulações de um músico cego na Lisboa pós-revolucionária; e as histórias de vida e morte de Ana Bote, a mulher do banheiro de uma praia atlântica.
ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ 
 
Da autoria de uma jovem Almeirinense é com orgulho e bastante prazer que aqui deixamos esta sugestão:


 


 "Bianca Cortês é uma jovem mulher à conquista da sua independência.
Ao começar o seu percurso profissional, uma sucessão de importantes acontecimentos farão com que a sua vida mude para sempre. Aquilo que considerava um emprego estável, tornar-se-à uma encruzilhada de onde fugir é impossível."
ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ
 
Decidido a expandir as fronteiras do seu império, Júlio César prepara um exército de legionários altamente treinados para invadir a Bretanha (a actual Grã-Bretanha). Para ajudar o seu primo bretão Jolitorax na sua luta contra as legiões romanas, Astérix atravessa o Mare Britannicum (Mancha) na companhia de Obélix e de um barril cheio de «mágica poção». Começa então para os dois amigos um périplo pelo país onde falam ao contrário, bebem cerveja quente, servem javali cozido e jogam râguebi (para grande satisfação de Obélix)! Será que nossos heróis conseguirão resistir a todos estes desafios?
ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ
 
Na Hispânia, há uma aldeia que resiste ainda e sempre ao invasor romano. Para obrigá-los a capitular, César sequestra Pepe, o filho do chefe, e manda-o para a Gália para evitar qualquer tentativa de resgate. Pepe consegue escapar da sua escolta e encontra Astérix e Obélix, que tudo farão para o levar de volta à sua aldeia.
ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ

"Guevin e Nokrim descansavam no Campo de Treino enquanto preparavam a reconstrução do reino de Petzet Nokrim ainda ensonado sentiu de repente um chamamento. Lembrou-se da última batalha onde ele e Cália se defrontaram e onde esta baixou as armas e ficou a milímetros da sua espada. Por seu lado Tigre, enquanto chefe da Resistência tem a missão de manter o grupo unido mas carrega aos ombros um duro fardo que o deixa desesperado e inquieto. A sua mulher foi manipulada por Letifar e entrou num estado de transe, fora da realidade. Esta situação ensombra o chefe mas com o apoio do grupo sente-se novamente corajoso e capaz de enfrentar as forças inimigas. Na derradeira batalha, Tigre e o grupo planeiam uma estratégia infalível: atacar sob a forma de emboscada. Os soldados de Zosh Letifar são atraídos ao local através de ruídos de luta e quando lá chegam são rodeados por todos os lados, tornando impossível a defesa. Mesmo assim quem irá sair vencedor dos confrontos finais? Para saberes, não percas esta nova e última aventura de O Reino de Petzet."

"Apesar da primeira grande vitória da Resistência contra o ditador Oligum Prik e as suas forças, nem tudo é motivo para festejar. Refugiado no reino de Níkua e com acesso a patamares superiores do uso do Fluxo de Energia, o comandante Zosh Letifar planeia um ataque que não admitirá falhas e de que ninguém estará a salvo. Agora os nossos amigos vão enfim enfrentar a derradeira batalha, descobrir as respostas para inúmeras perguntas e assistir a novos começos e a inevitáveis fins. Não percas o novo livro da série O Reino de Petzet e descobre como vão encaixar todas as peças desta história emocionante."

ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ

"Depois de, em O Aprendiz de Guerreiro, a Resistência ter sido obrigada a abandonar o seu esconderijo nas montanhas, agora Guevin, Míria, Nokrim, Karti e todos os outros companheiros têm de procurar novo refúgio, organizar novas estratégias e estabelecer novas alianças. Oligum Prik não desiste dos seus intentos e poderá causar graves consequências ao grupo. Conseguirá o Fluxo de Energia e a lealdade entre todos salvar Petzet das mãos do tirano? Um fantástico livro onde a aventura decorre repleta de emoções e momentos arrebatados. Margarida Fonseca Santos é já uma referência na literatura infanto-juvenil portuguesa, publicando regularmente obras que se destacam pela criatividade e por enredos que despertam a curiosidade e o sentido de aventura e espírito crítico nos mais novos."

" Para Guevin, Míria, Nokrim, Karti e todos os outros membros da Resistência, o reino de Petzet deixou de ser um lugar seguro. Obrigados a abandonar o seu esconderijo após os acontecimentos do último volume, O Aprendiz de Guerreiro, vêem-se agora forçados a procurar outro abrigo, a reorganizar a sua estratégia e a forjar novas alianças. Contudo, Oligum Prik também não pretende desistir dos seus intentos, e o plano que delineou poderá desferir um impiedoso golpe sobre o grupo, com consequências bastante graves… O novo livro desta série promete muitas emoções e momentos arrebatadores. Corre já para a primeira página pois garantimos-te que não te vais desiludir."

ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ
 

"Neste primeiro volume de uma série, assistimos ao desenrolar da acção no reino de Petzet, onde rapazes e raparigas são recrutados pelo chefe supremo para o campo de treino para realizarem a aprendizagem de combate. Guevin Cram não é excepção e assim que completa dezasseis anos também ele integra as forças militares. A população não percebe este procedimento de Oligum Prik, formando um movimento de resistência cujos membros se ocultam numas cavernas dos montes Petgib. Será que a resistência conseguirá derrotar o poder soberano? Uma história muito bem contada através de uma rica descrição das personagens que mantém o leitor numa tensão permanente até ao final."

"No reino de Petzet, quando completam dezasseis anos, todos os jovens são obrigados a deixar as suas aldeias e famílias para trás para integrarem as forças militares. Este ano, Guevin Cram e Míria Blupt não são excepção. Apesar da revolta geral contra este procedimento, ninguém ousa opor-se ao temível Chefe Supremo, pois quem o faz é severamente punido. Todavia, para os jovens, este poderá ser talvez o início de uma aventura ditada por um poder superior, que será determinante para resistir às intenções maléficas do Chefe Supremo. Mas será mesmo possível dominar uma força tão poderosa sem correr um risco tremendo? Não percas o início de uma empolgante série recheada de emoções fortes e participa nesta viagem de cortar a respiração!"

zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
O Hobbit é a história das aventuras de um grupo de anões que vão à procura de um tesouro guardado por um terrível dragão. São relutantemente acompanhados por Bilbo Baggins, um hobbit apreciador do conforto e vida calma. Encontros com elfos, gnomos e aranhas gigantes, conversas com o dragão, Smaug, o Magnífico, e a presença involuntária na Batalha dos Cinco Exércitos são algumas das experiências por que Bilbo passará. O Hobbit é não só uma história maravilhosa como o prelúdio a O Senhor dos Anéis..
zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
Para os mais pequenos:
 
ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ
 
 
Uma missão quase impossível foi confiada ao jovem Lucas, o único Templário sobrevivente de uma terrível batalha entre o Senhor das Trevas e os Cavaleiros do Bem. A sua missão: Manter os medalhões sagrados a salvo e escapar com vida aos servos do Senhor das Trevas que tudo farão para o eliminar, impedindo que os medalhões sejam entregues aos três Guerreiros da Luz de que fala a profecia do Mestre Templário. Os únicos que conseguirão combater e derrotar o Senhor do Mal. A missão do Inimigo: Destruir o mensageiro da profecia e guardião dos medalhões. Impedir a todo o custo que os futuros Guerreiros nasçam… Quase mil anos passados, um dos Guerreiros acaba de nascer…
zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
 
 
A primeira missão do Inimigo falhou… Os três Guerreiros da Luz de que fala a profecia do Mestre Templário nasceram… Os servos do Inominável Senhor das Trevas continuam a sua perseguição incessante para descobrir, antes dos elementos da Irmandade, o segundo guerreiro nascido no Brasil… Objectivo do Inimigo: eliminá-lo, impedindo que se junte aos outros Guerreiros. Objectivo da Irmandade: protegê-lo a todo o custo e levá-lo em segurança ao local da reunião com os outros dois Guerreiros. Local da reunião: O pequeno país de onde saíram as caravelas, aquele que veio a dar mundos ao mundo…
zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
 
Um mapa perdido… Um tesouro há muito esquecido… Um segredo muito bem guardado… À espera de ser desvendado… Embarca numa viagem alucinante, que te vai lançar numa vertiginosa e empolgante caça ao tesouro… Uma trilogia recheada de mistério e suspense que te vai arrebatar do princípio ao fim… Após os 700 anos da extinção dos Templários, eis que surge uma nova esperança...
zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
 
 
 
O primeiro volume de «As Crónicas de Gelo e Fogo», a melhor série de fantasia da actualidade!
A única série de fantasia a atingir o 1º lugar do top de bestsellers do New York Times e do The Wall Street Journal.


Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, recebe a visita do velho amigo, o rei Robert Baratheon, está longe de adivinhar que a sua vida, e a da sua família, está prestes a entrar numa espiral de tragédia, conspiração e morte. Durante a estadia, o rei convida Eddard a mudar-se para a corte e a assumir a prestigiada posição de Mão do Rei. Este aceita, mas apenas porque desconfia que o anterior detentor desse título foi envenenado pela própria rainha: uma cruel manipuladora do clã Lannister. Assim, perto do rei, Eddard tem esperança de o proteger da rainha. Mas ter os Lannister como inimigos é fatal: a ambição dessa família não tem limites e o rei corre um perigo muito maior do que Eddard temia! Sozinho na corte, Eddard também se apercebe que a sua vida nada vale. E até a sua família, longe no norte, pode estar em perigo.
Uma galeria de personagens brilhantes dá vida a esta saga. Entre eles estão o anão Tyrion, a ovelha negra do clã Lannister; John Snow, um bastardo de Eddard Stark que, ao ser rejeitado pela madrasta, decide juntar-se à Patrulha da Noite, uma legião encarregue de guardar uma imensa muralha de gelo a norte, para lá da qual cresce uma assustadora ameaça sobrenatural ao reino. E ainda a princesa Daenerys Targaryen, da dinastia que reinou antes de Robert Baratheon, que pretende ressuscitar os dragões do passado e, com eles, recuperar o trono, custe o que custar.
zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
 








A maior força de elite contraterrorista do mundo atinge um nível nunca antes visto. Os novos membros da Força Delta são tão qualificados, temíveis e fatais como os seus colegas e distinguem-se apenas numa característica: o seu sexo. Inseridas num programa ultrassecreto, composto exclusivamente por mulheres e designado Projeto Atena, quatro dos elementos mais inteligentes do Delta estão prestes a começar uma das missões mais perigosas dos EUA. Quando um atentado terrorista em Roma mata mais de vinte cidadãos americanos, Gretchen, Julie, Megan e Alex recebem como missão encontrar o traficante de armas veneziano responsável pelos explosivos. Mas esta história é mais complexa do que se poderia imaginar.
Nas selvas da América do Sul, um jovem agente da inteligência norte-americana fez uma descoberta chocante. Rodeado por monólitos cheios de símbolos rúnicos, um dos maiores receios da América parece ter-se concretizado. Ao mesmo tempo, no Colorado, um espião de nacionalidade estrangeira está prestes a penetrar num misterioso segredo que o governo norte-americano tem mantido oculto sob o aeroporto de Denver. À medida que as quatro agentes se aproximam do seu alvo, descobrem que um novo atentado, de proporções inimagináveis, já está em andamento, e a maior ameaça que enfrentam pode muito bem ser os segredos mantidos pelo seu próprio govern.

zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
Uma autora a não perder de vista:

Tessalonica, 1917. No dia em que Dimitri Komninos nasce, um incêndio devastador varre a próspera cidade grega, onde cristãos, judeus e muçulmanos vivem lado a lado. Cinco anos mais tarde, a casa de Katerina Sarafoglou na Ásia Menor é destruída pelo exército turco. No meio do caos, Katerina perde a mãe e embarca para um destino desconhecido na Grécia. Não tarda muito para que a sua vida se entrelace com a de Dimitri e com a história da própria cidade, enquanto guerras, medos e perseguições começam a dividir o seu povo. Tessalonica, 2007. Um jovem anglo-grego ouve a história de vida dos seus avós e, pela primeira vez, apercebe-se de que tem uma decisão a tomar. Durante muitas décadas, os seus avós foram os guardiões das memórias e dos tesouros das pessoas que foram forçadas a abandonar a cidade. Será que está na altura de ele assumir esse papel e fazer daquela cidade a sua casa?
zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

Cativante e profundamente comovente, o segundo romance de Victoria Hislop é tão inspirador como o seu romance de estreia e bestseller internacional, A Ilha.
Nas ruas calcetadas de Granada, sob as majestosas torres do Alhambra, ecoam música e segredos. Sónia Cameron não sabe nada sobre o passado chocante da cidade; ela está lá para dançar. Mas num café sossegado, uma conversa casual e uma colecção intrigante de fotografias antigas despertam a sua atenção para a história extraordinária da devastadora Guerra Civil Espanhola.
Setenta anos antes, o café era a casa da unida família Ramirez. Em 1936, um golpe militar liderado por Franco destrói a frágil paz do país, e no coração de Granada a família testemunha as maiores atrocidades do conflito. Divididos pela política e pela tragédia, todos têm de tomar uma posição, travando uma batalha pessoal enquanto a Espanha se autodestrói.
zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz









Num momento em que tem que tomar uma decisão que pode mudar a sua vida, Alexis Fieldings está determinada a descobrir o passado da sua mãe. Mas Sofia nunca falou sobre ele, apenas contou que cresceu numa pequena aldeia em Creta antes de se mudar para Londres. Quando Alexis decide visitar Creta, a sua mãe dá-lhe uma carta para entregar a uma velha amiga e promete que através dela, Alexis vai ficar a saber mais, vai ficar a saber tudo o que copiuo da wb. Quando chega a Spinalonga, Alexis fica surpreendida ao descobrir que aquela ilha foi uma antiga colónia de leprosos. E então encontra Fotini e finalmente ouve a história que Sofia escondeu toda a vida: a história da sua bisavó Eleni, das suas filhas e de uma família assolada pela tragédia, pela guerra e pela paixão. Alexis descobre o quão intimamente ligada está àquela ilha e como o segredo os une com tanta firmeza.

zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz 

Marcos, um rapaz aparentemente normal, aos dezasseis anos, descobre que é o Escolhido dos Deuses e que é ele próprio um Semideus. A sua missão é salvar o mundo. Por entre várias aventuras emocionantes, uma chave misteriosa e, com a ajuda de duas amigas especiais, Teresa e Alice, vai descobrindo os seus poderes e as suas responsabilidades. Uma história cheia de emoções a não perder!
Recentemente editado:
 
 zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz


Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para as Novas Oportunidades, destinado a leitura autónoma - Grau de Dificuldade II.


Livro recomendado no programa de Português do 9º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada na sala de aula - Grau de Dificuldade II. Também recomendado para as Novas Oportunidades, destinado a leitura autónoma - Grau de Dificuldade II

Antonio José Bolívar Proaño vive em El Idilio, um lugar remoto na região amazónica dos índios shuar, com quem aprendeu a conhecer a selva e as suas leis, a respeitar os animais que a povoam, mas também a caçar e descobrir os trilhos mais indecifráveis.

Um certo dia resolve começar a ler, com paixão, os romances de amor que, duas vezes por ano, lhe leva o dentista Rubicundo Loachamín, para ocupar as solitárias noites equatoriais da sua velhice anunciada. Com eles, procura alhear-se da fanfarronice estúpida desses "gringos" e garimpeiros que julgam dominar a selva porque chegam armados até aos dentes, mas que não sabem enfrentar uma fera a quem mataram as crias.

Descrito numa linguagem cristalina e enxuta, as aventuras e emoções do velho Bolívar Proaño há muito conquistaram o coração de milhões de leitores em todo o mundo, transformando o romance de Luis Sepúlveda num "clássico" da literatura latino-americana.
 zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado no programa de Português do 7º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada na sala de aula - Grau de Dificuldade I.


Esta é a história de Zorbas, uma gato grande, preto e gordo. Um dia, uma formosa gaivota apanhada por uma maré negra de petróleo deixa ao cuidado dele, momentos antes de morrer, o ovo que acabara de pôr.

Zorbas, que é um gato de palavra, cumprirá as duas promessas que nesse momento dramático lhe é obrigado a fazer: não só criará a pequena gaivota, como também a ensinará a voar. Tudo isto com a ajuda dos seus amigos Secretário, Sabetudo, Barlavento e Colonello, dado que, como se verá, a tarefa não é fácil, sobretudo para um bando de gatos mais habituados a fazer frente à vida dura de um porto como o de Hamburgo do que a fazer de pais de uma cria de gaivota...

Com a graça de uma fábula e a força de uma parábola, Luis Sepúlveda oferece-nos neste seu livro já clássico uma mensagem de esperança de altíssimo valor literário e poético.

 zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz


O meu nome é Callum Ormond. Tenho 15 anos... e sou um fugitivo.
Callum Ormond foi avisado.
Ele tem 365 dias.
A contagem decrescente começou...

Na véspera de Ano Novo, Cal é seguido por um estranho homem que lhe deixa um alerta: "Mataram o teu pai. Vão matar-te. Tens de sobreviver nos próximos 365 dias!"
Forçado a uma vida em fuga e com a cabeça a prémio, o fugitivo de 15 anos vê-se sozinho, sem ter quem o ajude. Perseguido pela Lei e por criminosos impiedosos, Cal tem de descobrir a verdade sobre a misteriosa morte do seu pai e um segredo capaz de mudar o rumo da História. A quem pode ele recorrer? Em quem pode ele confiar quando parece que o mundo inteiro o quer ver morto? O relógio não pára. Cada segundo pode ser o último da sua vida.
Uma aventura de cortar a respiração!

Esta é uma coleção de 12 títulos (12 meses do ano) e em cada um deles as aventuras desenrolam-se a um ritmo alucinante.
 zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

A vida de Teresa muda radicalmente quando os pais deixam Lisboa para irem viver em Nova Iorque. Não estando preparada para a vida na América, com dificuldade para se exprimir em inglês, Teresa encontra refúgio no seu particular sentido de humor e no único amigo, Angel, um rapaz brasileiro de 16 anos, bonito, mas desastrado, que adora John Lennon e a sua música. Mas o mundo de Teresa desmorona-se completamente quando o pai morre e a deixa, a ela e ao irmão mais novo, com uma mãe negligente e consumista.
Os problemas de Teresa confluem para um clímax de desespero no dia 8 de Dezembro de 2009 - aniversário da morte de John Lennon - quando ela e Angel fazem uma peregrinação ao Memorial Strawberry Fields Forever em Central Park. Aí, um terrível acontecimento que nunca poderia ter previsto devolve-a à vida e ao amor.
Em Ilha Teresa, Richard Zimler conta-nos num estilo inteligente, irreverente e com uma certa dose de humor negro a história de Teresa, uma rapariga de 15 anos, sensível e espirituosa, cujo equilíbrio e sentido de identidade se vêem ameaçados quando a sua família deixa Lisboa para ir viver nos subúrbios de Nova Iorque.
Num registo um pouco diferente do habitual, mas igualmente brilhante, Richard Zimler continua a maravilhar-nos pela forma convincente como nos transporta para o admirável mundo das suas personagens.

Críticas de imprensa


«Num registo bastante diferente do que tem habituado os seus leitores, Zimmler constrói uma história verosímil – onde nem faltam menções a assuntos da atualidade noticiosa como o processo Casa Pia ou a anteriores romances seus como Os Anagramas de Varsóvia – que agarra o leitor desde as primeiras páginas.»
Ana Paula Gouveia

«Teresa é a metáfora que serve a Zimler para falar da diferença e do estigma. [.. ]E a “Ilha Teresa” não é mais do que Teresa, do princípio do fim, no seu de isolamento, no modo de interpelar o que a rodeia. Sarcástica, cruel, inconformada, irmã protectora do pequeno Pedro, de sete anos. Teresa que não entende e quer entender tanta coisa, uma personagem feminina de uma densidade capaz de a fazer sobreviver a um romance marcado pela sensibilidade e a sensação de partilha de algo proibido de tão íntimo que é. Nós temos o privilégio de entrar nessa intimidade através da voz do inconfessável, a voz de Teresa. Como cúmplices de um segredo. Amargo e cheio de ironia.»

                                                                                   Isabel Lucas, Diário Económico
 zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para os 7º, 8º e 9º anos de escolaridade, destinado a leitura autónoma.

O tema central do livro, embora delicado, é extremamente actual: uma rapariga de 15 anos que se envolve com um homem de 29 anos. A protagonista feminina, Dulce, é uma "Lolita" do século XXI: rapariga adolescente, antes uma criança gordinha, que se reinventa fisicamente mas que altera também o seu interior para se adaptar às pessoas com as quais se cruza. Emocionalmente uma criança, mas com corpo de mulher, utiliza o poder que a sociedade lhe dá para seduzir um homem adulto sem pensar nas consequências. O protagonista masculino, Eddie, não é exactamente o «Lobo Mau»,mas veste muito a pele de cordeiro: mais velho, mais experiente, é nitidamente um efebófilo. Sente o medo de ser apanhado em falta e a ilegalidade da situação, mas está viciado na excitação, no perigo e na adoração dela.

Um romance de superior qualidade literária sobre um tema candente, que encara os problemas de frente ao mesmo tempo
que foge aos estereótipos.
 zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

Vivaldo Bonfim é um escriturário entediado que leva romances e novelas para a repartição de finanças onde está empregado. Um dia, enquanto finge trabalhar, perde-se na leitura e desaparece deste mundo. Esta é a sua verdadeira história — contada na primeira pessoa pelo filho, Elias Bonfim, que irá à procura do seu pai, percorrendo clássicos da literatura cheios de assassinos, paixões devastadoras, feras e outros perigos feitos de letras.

2 comentários:

  1. Apesar de gostar de todos os livros aqui referidos gostava que a biblioteca adquirisse a coleção da Casa da Noite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela tua sugestão. A equipa da BE vai tentar satisfazer o teu pedido.

      Excluir