quinta-feira, 16 de agosto de 2012

100 anos de abelha Maia!

As Aventuras da Abelha Maia (em alemão Die Biene Maja und ihre Abenteuer) é um livro infantojuvenil escrito pelo alemão Waldemar Bonsels, cuja primeira edição data de 1912.
Neste livro de contos para crianças, Maia e os seus amigos Willy, (um zangão) Flip (um gafanhoto) e muitos outros insetos têm uma vida bastante animada. Outra personagem importante é a D. Cassandra, a professora de Maia, que lhe ensina as virtudes da sociedade das abelhas. O livro descreve o desenvolvimento de Maia, de uma criança aventureira e irrefletida até se tornar um adulto responsável na sociedade das abelhas.
Wolfram Junghans, um fotógrafo alemão, realizou um filme sobre a história original em 1924. O filme foi recuperado em 2005 pelo Arquivo Finlandês de Filmes junto com o Bundesarchiv-Filmarchiv e exibido em Hamburgo e Helsínquia.
A história foi também adaptada para televisão pela companhia de animação japonesa Nippon Animation em 1975, com o título Mitsubachi Maya no Boken (みつばちマーヤの冒険) tendo ganho relevância no canal de televisão infantil Nickelodeon entre 1990 e 1992 como A Abelha Maia ao lado de outras séries de animação para crianças como Adventures of the Little Koala, The Littl’ Bits, Noozles, e As Misteriosas Cidades de Ouro.
A Abelha Maia é muito popular em países de língua alemã. Na Alemanha, está entre os cinco personagens mais reconhecidos pelas crianças, infantis mais populares, tendo sido continuamente exibido, desde sua estreia na televisão alemã em 1976. Uma banda desenhada baseado nas séries de televisão foi produzida pelo editor alemão Bastei Verlag e traduzida/publicada em vários países.
O livro original de Bonsels é bastante curto, possuindo apenas 200 páginas. O enredo é centrado na relação de uma abelha (Maia) com a sua colmeia e as aventuras que servem para educar a jovem Maia. Na série de televisão, por outro lado, é aumentada a importância relativa das aventuras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário