A nossa experiência, confirmada por inúmeros estudos nacionais e
internacionais, revela-nos que, por volta dos 14/ 15 anos, a grande maioria dos
jovens deixa de ler. Mesmo aqueles que precocemente adquiriram hábitos de
leitura trocam a companhia dos livros pelas muitas solicitações que a
adolescência comporta.
Sabemos que muitos deles, passada essa fase conturbada das múltiplas
descobertas, regressam aos livros e voltam a ser leitores, mas sabemos
igualmente que muitos mais abandonam, para sempre, a prática da leitura.
Ora, esta fase corresponde ao Secundário e, por isso, cabe também à escola
procurar estratégias que contrariem este afastamento e aproximem os alunos dos
livros, ajudando-os a redescobrir e desenvolver o prazer da leitura.
Considerando que a idade não é propícia a imposições, há que encontrar vias de
sedução pelos livros e é nesse sentido que os Clubes de Leitores ganham todo a
pertinência, porque respondem a um traço caracterizador da adolescência – o
espírito de grupo, com todo o ritual que um clube envolve.
O Plano Nacional de Leitura e a Rede de Bibliotecas Escolares
vêm desafiar as escolas a aderir a uma das duas modalidades
propostas por este projeto. Com a formulação destas modalidades pretende-se
potenciar uma das rubricas já existentes nos Programas de Português, o contrato
de leitura.
Mais informações em:
Nenhum comentário:
Postar um comentário